O que o brasileiro precisa para dirigir nos EUA? [2024]
Ao viajar para os Estados Unidos, às vezes a melhor opção para se locomover é alugar ou conseguir um veículo para dirigir.
Muitas pessoas, então, se perguntam o que é necessário para dirigir nos EUA: a CNH brasileira é válida? É necessário traduzi-la?
Existe algum outro tipo de documento necessário? Vamos responder a essas perguntas no artigo de hoje, continue lendo para saber mais.
Além da carteira brasileira de habilitação, a CNH, que deve estar regularizada, também é recomendável emitir a PID, a Permissão Internacional para Dirigir.
Ela não é obrigatória, mas alguns dos estados dos EUA podem pedi-la. Além disso, ela é indispensável em casos de acidente ou abordagem policial. Vamos saber um pouco mais sobre ela?
Conheça a PID
A International Driving Permit (IDP), como é chamada na versão em inglês, é uma tradução oficial da sua carteira de motorista emitida no Brasil.
Ela é aceita em vários países estrangeiros, como os Estados Unidos, e atesta a aptidão do motorista a dirigir no exterior.
A PID é um documento impresso que pode ser traduzido para diversos idiomas, com o inglês, e é emitida pelo DETRAN do seu estado.
O documento segue um padrão internacional reconhecido por mais de 100 países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, além de outros territórios com acordos de reciprocidade com o Brasil. Ela não pode ser apresentada sozinha: deve ser mostrada junto da sua CNH.
É necessário ter uma PID para dirigir nos Estados Unidos?
Como dissemos anteriormente, não é obrigatório ter uma PID para dirigir nos Estados Unidos. Mesmo assim, é altamente recomendável que você emita a sua antes de viajar para o exterior.
Dizemos isso porque ela pode ser solicitada em caso de qualquer tipo de acidente ou abordagem policial junto com a sua CNH brasileira.
Caso você não apresente o documento, poderá ter problemas. Como não é possível prever quando você será abordado no trânsito, é sempre melhor prevenir.
Além disso, como o policial não conseguirá ler sua carteira de habilitação em português, isso pode atrapalhar e até gerar inconveniências.
Ao emitir a PID, você tem a garantia de estar viajando com um documento oficial internacional que comprova que você está habilitado para dirigir, em sete língua diferentes, incluindo o inglês, por isso é tão importante emitir a sua.
Como posso tirar minha PID?
Para obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), é necessário contatar o Detran e seguir algumas etapas específicas. Abaixo, apresentamos os requisitos e documentos necessários para realizar a solicitação:
- Apresente um documento de identificação com registro de nacionalidade, tanto em cópia quanto em original.
- Certifique-se de possuir o comprovante de pagamento da taxa de serviço, que varia entre 70 e 600 reais, dependendo do estado. Este comprovante também deve ser apresentado em cópia e original.
- Leve consigo uma cópia e o original de um passaporte válido por pelo menos seis meses, caso o país de destino exija o passaporte como pré-requisito.
É importante destacar que o processo de emissão da PID pode levar até 10 dias. Uma vez emitida, a PID tem validade de três anos a partir da data de emissão.
Ela pode ser traduzida para sete idiomas diferentes: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, russo e português.
É necessário ter uma PID para alugar um carro nos Estados Unidos?
Embora não seja obrigatório possuir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ao alugar um carro nos Estados Unidos, é aconselhável tê-la. Além disso, é necessário ter pelo menos 21 anos de idade e apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte brasileiro válido;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira válida e dentro do prazo de validade;
- Possuir um cartão de crédito internacional em nome do condutor.
É possível transferir minha carteira de motorista brasileira?
Caso você pense em morar ou já mora nos EUA, é possível transferir sua carteira de motorista brasileira para uma estadunidense.
Para quem mora nos Estados Unidos, é possível fazer o teste teórico e prático para tirar uma carteira de motorista no país. O motorista deve ir até o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado em que reside ou irá residir para conseguir mais informações sobre a permissão para dirigir local.
Por que é recomendado tirar a minha PID para ir aos Estados Unidos?
A obtenção da Permissão Internacional para Dirigir (PID) é uma medida prudente para os viajantes brasileiros.
Ao portar esse documento internacional, é possível prevenir inconvenientes e multas, além de agilizar a verificação da permissão em casos de abordagem policial, uma vez que o documento é redigido em inglês.
Usar a CNH brasileira pode apresentar o risco de a autoridade não compreender o documento, podendo resultar na necessidade de encaminhamento ao Departamento de Trânsito para esclarecimentos, o que, por sua vez, pode ocasionar atrasos indesejados durante a viagem.
É por isso que a PID se torna uma opção recomendável para quem deseja viajar para os Estados Unidos.
Outra possibilidade é fazer a tradução juramentada da sua CNH brasileira para o inglês, que pode ser uma ótima opção se for válido para seu caso.
Se você pretende ir para o Estados Unidos ou para outro país e precisa fazer a tradução juramentada de sua CNH, é necessário entrar em contato com um tradutor juramentado ou uma empresa de tradução.
A Fast Translation é uma empresa de tradução juramentada com os melhores preços nos melhores prazos sem perder a qualidade. Contamos com tradutores juramentados experientes e uma equipe pronta para atender suas necessidades. Conte conosco para fazer suas traduções! Entre em contato para fazer seu orçamento sem compromisso on-line pelo nosso site.
Seja o primeiro a comentar!