O que um brasileiro precisa para entrar na França?

O que um brasileiro precisa para entrar na França?

A França é um dos destinos mais populares da Europa para aqueles que adoram gastronomia, arte, arquitetura, história e cultura. Também é o destino perfeito para casais que desejam uma viagem romântica e inesquecível!

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para brasileiros que desejam viajar para o país, mas ainda não sabem quais são as exigências para a estadia por lá.

Conheça os documentos necessários, os procedimentos obrigatórios e as dúvidas frequentes para uma viagem perfeita para o país do amor!

Leia também:
O que preciso para dirigir na França?

É necessário visto para entrar na França?

A primeira boa notícia é que não é preciso um visto francês para viagens com fins turísticos de até 90 dias ou três meses.

Para viagens turísticas mais longas ou outros tipos de viagem, como para negócios, trabalho ou estudo o visto poderá ser necessário.

Embora não haja a necessidade de solicitação de visto para viagens de turismo à França, as autoridades de imigração francesa adotam outros requisitos a serem cumpridos para a entrada no território. Confira a seguir quais são eles!

Requisitos para entrar na França

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos antes de entrar em território francês mesmo em caso de viagem de turismo. Eles são:

  1. Passagem de volta dentro do período máximo de permanência: o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) viajando a turismo pode permanecer até 90 dias dentro de um período de 180 dias (por exemplo, se o turista permanecer 90 dias, deverá sair e só poderá voltar depois de decorridos outros 90 dias). Dessa forma, a passagem de retorno não pode estar marcada para período posterior ao limite máximo de permanência (90 dias);
  2. Seguro-saúde: é obrigatório para a entrada na França ter um seguro-saúde que cubra todos os gastos médicos, hospitalares e de óbito que possam ocorrer durante toda a estadia na França. Isso também inclui despesas de repatriação por motivos médicos, no valor de até 30 mil euros. O seguro deve ser providenciado antes da sua chegada ao território francês;
  3. Comprovante de hospedagem: outro documento indispensável, o comprovante de hospedagem pode ser um comprovante de reserva em hotel ou uma carta-convite do seu anfitrião na França, caso você seja recebido por familiares ou amigos no país. É necessário que esse comprovante bata com o período de permanência no país francês;
  4. Comprovação de meios financeiros: para provar que você possui renda suficiente para a sua estadia, você pode apresentar dinheiro, cheque de viagem, cartões bancários internacionais, entre outros. O valor a ser provado é de 65 euros por dia caso você tenha comprovado a estadia e de 120 euros caso não tenha a comprovação. No caso de ser recebido na casa de alguém, o valor será de 32,50 euros diários;
  5. Documentos que atestem a finalidade e as condições da sua estadia na França: em caso de viagem a trabalho, negócios, estudos, será necessário comprovar com documentos relacionados ao motivo;
  6. Passaporte em dia: como em todas as viagens internacionais, é necessário ter um passaporte válido pelo período de ida ao país e volta, ou seja, com validade de no mínimo 90 dias.

Não esqueça de verificar todos os sites oficiais antes da sua viagem, como a página sobre vistos das autoridades francesas, o site da Embaixada da França no Brasil e o site do Ministério do Interior da França.

Outros pontos importantes para a entrada na França

Além de lembrar de todas as documentações obrigatórias para entrar na França à turismo, é importante ressaltar que ainda assim a França, assim como todo país, é soberana para admitir ou impedir a entrada em seu território de quem bem entender, mesmo que o interessado cumpra todos os requisitos.

Em relação a viagens para trabalhar ou morar no país, não é permitido que brasileiros entrem sem visto. Nesses casos, é necessário consultar diferentes fontes em cada situação.

Não esqueça de traduzir os seus documentos e levar cópias de todos eles. Nesse caso, será necessário fazer a tradução juramentada dos documentos oficiais para o francês. A tradução juramentada vai garantir a validade das traduções e facilitará a leitura pela parte das autoridades francesas.

Como solicitar o visto para viajar para a França?

No caso de você precisar viajar por mais de 90 dias, será necessário tirar o seu visto. De acordo com o Consulado Geral da França em São Paulo, os documentos básicos para solicitar o seu visto são:

  1. Formulário de visto preenchido e assinado;
  2. Passaporte válido e cópia das 3 primeiras páginas;
  3. 2 fotos 4cm X 5cm recentes;
  4. Certidão de nascimento ou casamento;
  5. Comprovante de residência no Brasil;
  6. Comprovação de recursos financeiros;
  7. Comprovante de residência ou hospedagem na França;
  8. Seguro de viagem internacional com cobertura mínima de 30 mil euros em despesas médicas e hospitalares pelo período de 3 meses de estadia.

Os documentos podem variar de acordo com a instituição em que você solicitará o visto, por isso é importante checar em cada local.

Existem diversos tipos de visto, e alguns deles são gratuitos. Também será necessário escolher o que mais se encaixa de acordo com o motivo da sua viagem.

O procedimento para solicitar o visto França será o mesmo para todos os tipos e ocorre diretamente com o Consulado do seu estado: você reúne os documentos, preenche os formulários, faz um agendamento e aguarda a emissão do documento.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!