Quais países da Europa aceitam CNH brasileira?
Se você pretende viajar para a Europa e não quer depender do transporte público ou motoristas de aplicativo, você precisa ler esse artigo!
Na Europa, existem países que aceitam a sua Carteira de Habilitação brasileira como documento válido para comprovar sua habilidade de dirigir. Você já sabia disso? Continue lendo o artigo para saber mais informações e ficar atualizado sobre o assunto!
Então a CNH brasileira é válida em todos os países da Europa?
Para começar, essa é uma dúvida muito comum. Não, não são todos os países da Europa que permitem o uso da CNH brasileira como comprovante da sua habilidade de condução. Alguns dos países da Europa, sim, permitem, mas nem todos.
Em alguns casos, as autoridades internacionais exigirão um outro documento, a Permissão Internacional para Dirigir, da qual falaremos daqui a pouco.
Por isso, é muito importante ficar atento e pesquisar a depender do país para onde você vai viajar. Coloque isso na sua checklist para não esquecer!
Quais são os países da Europa que aceitam a CNH?
Felizmente, diversos países europeus aceitam a Carteira de Habilitação brasileira como documento válido para condução. Quer saber quais são eles? Confira!
Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça são os países europeus em quais países a CNH brasileira é válida acompanhada do passaporte.
Mas atenção: no caso da Itália, você consegue alugar um carro com a CNH brasileira, mas para dirigir precisa da PID ou da CNH brasileira com tradução juramentada. Neste caso, conte com a Fast Translation!
Esses países permitem que você dirija com a CNH por seis meses. Depois disso, será necessário tirar a sua PID. Por isso, se sua viagem é mais longa ou você pretende morar no país de destino, tirar a sua PID ou até tirar a carteira de motorista do país deverá ser considerado.
Outro ponto importante: é recomendado que, se você vai utilizar a CNH brasileira, você faça a tradução juramentada para a língua do país de destino. Isso facilita a leitura por parte das autoridades e também evita possíveis dores de cabeça. E não é disso que precisamos quando vamos viajar para aproveitar, não é?
É obrigatório ter a Carteira Internacional na Europa?
Muitas pessoas também têm essa dúvida. No caso dos países citados acima, você pode utilizar a carteira nacional para apresentar às autoridades.
Se o seu país de destino não está na lista, é muito provável que você precise da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para comprovar sua habilidade de condução.
A PID é um documento simples, é uma tradução oficial da sua CNH emitida por uma autoridade de trânsito local.
Ela pode ser traduzida para português, espanhol, inglês, russo, alemão, árabe e chinês,que são as línguas faladas pelos países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário.
Nem sempre esse documento será solicitado, porém, se você pretende dirigir no seu destino de viagem, é recomendado que você o tenha em mãos.
A PID é um documento extremamente recomendado se você vai viajar para outro país, como no caso do continente europeu.
Mas não esqueça de conferir se o país de destino é compatível com o uso da PID, e se sim, qual é a melhor língua para traduzir seu documento.
Com essas informações, você pode emitir sua PID pelo site do Detran seguindo passos simples e pagando uma taxa.
Esperamos ter tirado suas dúvidas! Se você quiser saber mais informações como essa, não esqueça de passar pelo blog da Fast Translation! Lá, você encontra diversos artigos muito úteis para quem pretende viajar para o exterior. Nos vemos lá!
Seja o primeiro a comentar!