Documentos para estudar no Canadá [Lista Atualizada 2023]
Quando falamos de países desenvolvidos para viver, estudar ou visitar, o Canadá é sempre um dos primeiros a serem citados. Junto com os tradicionais países europeus e Estados Unidos, o Canadá é um dos principais destinos por causa de ser um país de primeiro mundo, com alta condição de vida e rica cultura local, além de ser um ótimo local para aprimorar os estudos, tema central deste artigo.
Porém, você sabe quais documentos são necessários para estudar no Canadá?
Como obter um Visto Canadense? Como e quanto custa para obtê-lo? Quanto tempo demora o processo? A FAST Translation pode te ajudar, veja na sequência!
Quais documentos são necessários para estudar no Canadá?
Assim como acontece nos Estados Unidos, é necessário possuir um visto para entrar em solo canadense. Existem duas categorias de vistos canadenses: a eTA(ElectronicTravelAuthorization, originalmente), que é uma Autorização Eletrônica de Viagem, e o visto convencional de turismo.
Chamada de Autorização Eletrônica de Viagem, a eTA é um visto de turismo como o convencional, porém, mais barato e com processo de emissão mais rápido.
Disponibilizado para o povo brasileiro desde o início de 2017, é aceito apenas quando a entrada no país é realizada por via aérea. No entanto, para conseguir ter acesso à eTA, o indivíduo deve possuir um visto válido dos EUA ou já ter obtido um visto do Canadá nos últimos 10 anos.
Já o visto tradicional, conhecido pela sigla TRV e chamado formalmente de Visto Canadense Tradicional (TemporaryResident Visa, oficialmente), é obrigatório em todos os tipos de entradas no Canadá (terrestre, marítima ou aérea), porém, caso a entrada seja aérea, ele só é obrigatório para aqueles que não possuem a eTA.
Qualquer cidadão brasileiro que não se enquadre nas especificações da eTA, ou seja, que não possua um visto americano válido ou que não tenha tirado um visto canadense nos últimos 10 anos, pode solicitar o TRV.
Uma etapa fundamental do processo, tanto da eTA quanto do TRV é a entrega dos documentos solicitados. Para que o visto solicitado seja obtido com sucesso, é necessário que todos os documentos sejam entregues da maneira mais clara possível. A seguir, veremos os documentos necessários.
Caso o visto a ser solicitado seja o TRV:
– Passaporte válido;
– Cópia das folhas do passaporte que contenham seu nome e demais dados pessoais, sua foto e número do documento;
– Duas fotos atuais 3×5 (também são aceitas no tamanho 3,5 x 4,5);
– Comprovação financeira (último imposto de renda com recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social e extratos bancários);
– Documentos pessoais como RG (Registro Geral), certidão de nascimento e de casamento.
Porém, é importante deixar claro que alguns documentos podem variar de acordo com o consulado, com o local de destino e com diversos outros fatores.
Por isso, é importante confirmar com o órgão responsável para saber com exatidão quais documentos são realmente necessários.
Todos os documentos, certidões e contratos necessários para estudar no Canadá precisam passar pelo processo de Tradução Juramentada. Entretanto, o que é Tradução Juramentada?
É uma representação do documento em um determinado idioma. Não é uma simples tradução, ela existe para representar o seu documento em uma outra língua, e, às vezes, até sem a presença do próprio documento original.
Para utilizar um documento brasileiro em território canadense, este documento precisa estar dentro das normas, regras e especificações da lei canadense, além do idioma em si.
A FAST Translation realiza todos os tipos de Tradução Juramentada que existem, sejam documentos pessoais (como RG, CPF, Certidões, CNH, entre outros.), contratos diversos, documentos escolares, jurídicos e científicos, receitas médicas, extrato bancário, cidadania (americana, canadense, alemã, espanhola e de diversos países), apostilamento (selo fixado pelo cartório no documento a ser legalizado) e muito mais.
Realizamos traduções nos principais idiomas: inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, japonês, entre outros, além da língua portuguesa, caso o indivíduo estrangeiro queira traduzir seu documento para nossa língua.
Tudo isso com o melhor preço do mercado! Conheça nossos serviços:
Telefone: (11) 4108-5344
WhatsApp: (11) 4950-8344
E-mail: [email protected]
Como tirar visto canadense para estudar?
O Visto Canadense para quem deseja estudar deve ser obtido pelas pessoas que estudarão no Canadá por mais de 6 meses. Caso o período de estudos seja menor que 6 meses, não é necessária a permissão de estudo, porém, é necessário um visto de entrada, como foi mencionado acima.
Para solicitar o Visto Canadense para estudos é necessário apresentar uma carta de aceitação de alguma escola canadense comprovando a matrícula e comprovando o período de estudo.
Quanto custa um visto de estudante para o Canadá?
A emissão dos vistos canadenses tem um pagamento de taxas em seu processo, seja a eTA ou o TRV. O pagamento, assim como todo o processo, pode ser realizado no site do governo do Canadá. Porém, esta etapa também pode ser feita pessoalmente em um CVAC — Centros de Solicitações de Vistos do Canadá (Canadian Visa Application Centre, originalmente).
No Brasil, os CVAC são representados por uma empresa chamada VFS Global. Os valores são definidos em Dólares Canadenses, a moeda do Canadá (consulte na internet a variação do Dólar Canadense para o Real, evitando problemas no processo com os valores ou surpresas para o bolso do solicitante).
Caso a documentação e os formulários sejam aprovados, o solicitante em questão receberá um e-mail do governo canadense com uma solicitação de envio do passaporte.
O passaporte precisa ser enviado à VFS Global, de acordo com as instruções presentes no e-mail, além do comprovante de pagamento de uma taxa de transmissão de C$ 27.93.
Tudo isso pode ser entregue pessoalmente em um escritório da VFS Global ou via Correios, também de acordo com instruções enviadas pelo e-mail.
Tendo o passaporte aprovado, o indivíduo solicitante recebe outro e-mail, que informará para buscar o visto no CVAC ou recebê-lo em casa (caso a segunda opção seja escolhida, o documento é enviado mediante uma taxa de envio).
Além da taxa básica do visto, deve ser efetuado também o pagamento de uma taxa de serviço de C$ 34.91 (valor estipulado por pessoa, no caso de uma família a solicitar o serviço, todos os vistos devem ser pagos individualmente).
Com o pagamento da taxa, os passaportes serão encaminhados para o consulado, junto com a documentação e os formulários devidamente preenchidos.
Os CVAC disponibilizam diversos outros serviços em suas dependências, como terminais para preenchimento dos formulários, máquinas para xerox de documentos e profissionais para auxiliarem o preenchimento dos formulários, entre outros.
Seja o primeiro a comentar!