O que um brasileiro precisa para dirigir na Itália? (2024)

O que um brasileiro precisa para dirigir na Itália? (2024)

Residir ou viajarpara a Itália é o sonho de muitos brasileiros. Entre as burocracias envolvidas na mudança de um brasileiro para a Itália ou na viagem para o local está a necessidade de receber a autorização para direção de automóveis no país.

No artigo de hoje, tiraremos algumas dúvidas sobre o que é necessário que um brasileiro faça para poder dirigir legalmente na Itália, seja em sua viagem para o local ou ao iniciar sua vida por lá.

Primeiramente, é possível usar a Carteira de Habilitação brasileira na Itália?

O transporte é uma praticidade necessária quando você faz viagens ou decide morar em um novo lugar. No caso da Itália, quando você precisa dirigir por lá, você pode usar sua Carteira de Motorista brasileira! Mas preste atenção: ela é válida por apenas um ano a partir do momento em que você chega no país.

Além disso, é recomendável levar a tradução juramentada em italiano da carteira junto do documento sempre que for dirigir.

Se você ainda não sabe, a tradução juramentada é uma tradução oficial de uma documentação. Ela é muito utilizada quando você vai viajar para um país estrangeiro.

No caso de você precisar usar sua carteira por mais tempo que o período de um ano, é necessário solicitar sua Permissão Internacional para Dirigir, a PID. Vamos saber um pouco mais sobre ela?

O que é a PID? Como solicitá-la?

A PID é uma documentação, uma tradução da CNH brasileira. Ela é emitida pelo Detran, o Departamento Estadual de Trânsito, e é válida na Itália e em todos os países que assinaram a Convenção de Viena, como é o caso da Inglaterra, Portugal, Suíça e Alemanha.

Você pode fazer a solicitação da Permissão Internacional para Dirigir antes de embarcar para a Itália. Para isso, é necessário entrar em contato com o Detran do seu estado e preencher alguns formulários on-line.

Depois de feito, é só fazer o pagamento da taxa e esperar seu documento ficar pronto! O valor da PID varia de estado para estado, mas em São Paulo custa em torno de R$ 282,70.

Os documentos requeridos para a emissão da PID são os seguintes:

  • Documento de identificação com registro de nacionalidade, cópia e original;
  • Comprovante de pagamento da taxa de serviço, cópia e original, que varia de 70 a 600 reais, a depender do estado;
  • Cópia e original de um passaporte válido hão, no mínimo, seis meses, se o país de destino tiver o passaporte como pré-requisito de apresentação.

A emissão da PID não é demorada e é válida em mais de 100 países por até três anos. Além disso, ela pode ser feita em 7 idiomas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, russo e português.

É possível transferir a CNH brasileira pela italiana?

Outra maneira de conseguir a permissão para dirigir na Itália é transferindo sua Carteira de Habilitação para Patente di Guilda. Esse é o método utilizado por quem já reside na Itália e precisa da habilitação por mais tempo.

Para fazer essa solicitação, é obrigatório estar morando na Itália. Você não precisará prestar exames ou fazer testes nos primeiros quatro anos de moradia na Itália.

Depois desse tempo, será necessário estudar as leis italianas e realizar os exames para tirar sua carteira de motorista. Isso acontece porque o consulado brasileiro não renova a CNH transferida.

Para fazer sua transferência, deverá enviar os seguintes documentos para o UfficioMotorizzazioneCivile, o órgão de trânsito do país:

  • Comprovante de pagamento do UfficioPostale;
  • Um atestado médico emitido por um médico autorizado pelo MinisterodelleInfraestruture (com cópia);
  • Carteira de motorista original (com cópia);
  • Tradução juramentada em italiano da carteira de motorista original;
  • Cópia do PermessodiSoggiorno, em caso de imigrantes não-naturalizados;
  • Cópia da Carta diIdentità;
  • Cópia do CodiceFiscale;
  • Duas fotos 3×4.

E se eu quiser tirar a carteira de motorista italiana?

Por fim, você pode tirar a carteira de motorista italiana no país. O processo é bastante parecido com o brasileiro, você precisa passar por aulas teóricas e práticas de condução, mas não existe a obrigação de ir à autoescola. Se preferir, você pode estudar sozinho as leis italianas de trânsito.

Após resultado positivo no exame teórico, você receberá um documento chamado Foglio Rosa, que vale por seis meses e permite que a você realize o exame prático por até duas vezes nesse mesmo período.

Além disso, o governo italiano exige, no mínimo, que você faça seis aulas práticas antes de tirar sua carteira.

Os custos para tirar sua carteira de habilitação italiana dependem se você optará pelas aulas teóricas. Os preços podem chegar a até 700 euros, o equivalente a quase 4 mil reais.

Os seguintes documentos serão necessários para o processo:

  • Carteira de identidade italiana;
  • Atestado médico;
  • Formulário;
  • Comprovante de pagamento das taxas;
  • Duas fotos 3×4.

Esses são os métodos principais para adquirir permissão para dirigir automóveis pela Itália. Agora que você já sabe quais são e o que é necessário para entrar nos processos, fica mais fácil escolher qual seguir e conseguir sua permissão.

Você percebeu que citamos algumas vezes a necessidade de utilizar traduções juramentadas para o italiano nesses processos? Esse tipo de tradução é bastante importante quando vamos viajar ou morar em um país estrangeiro.

Se você precisar traduzir seus documentos para viajar por motivos pessoais, profissionais ou acadêmicos, conte com a Fast Translation!

Nossa agência de tradução possui tradutores juramentados certificados e uma equipe preparada para atender suas necessidades. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!