Pode dirigir com CNH brasileira na França?
Você pretende viajar para a França em breve? Ótima escolha! A França é um país rico em cultura e famoso pela sua história, arte e gastronomia.
É um destino para os apaixonados, os curiosos, os amantes da arte e os apreciadores da alta gastronomia. Realmente, a França é um prato cheio para aqueles que gostam de aproveitar lugares repletos de cultura e coisas legais para fazer.
Para evitar imprevistos, gastos desnecessários e a dependência do tradicional transporte público ou motoristas de aplicativos, a ideia de dirigir durante sua viagem pode parecer interessante. É por isso que estamos escrevendo esse artigo.
Aqui, falaremos um pouco mais sobre como é dirigir na França: é possível usar a CNH brasileira? Como é dirigir por lá? Como é o pedágio? É necessário emitir a PID? Tire suas dúvidas lendo até o final!
Posso usar a CNH para dirigir na França?
A dúvida que não quer calar é: a CNH é válida no país francês? A resposta é sim! Todos os países signatários da Convenção de Viena permitem a utilização da CNH emitida no Brasil como documento para comprovar sua habilidade de condução. Lembre-se que, para utilizá-la, também será necessário apresentar o passaporte!
Você pode usar sua CNH para alugar carros e dirigir pela França por até seis meses. Após esse período, será necessário emitir uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou uma carteira de motorista francesa. A última opção é indicada para quem pretende morar por lá.
Como validar minha CNH para dirigir na França?
A sua CNH não precisa ser validada para ser utilizada na França! Porém, indicamos a apresentação da tradução juramentada da sua carteira de motorista em língua francesa para facilitar a leitura por parte das autoridades francesas.
Se você já está pesquisando sobre sua viagem para a França, provavelmente já sabe o que é uma tradução juramentada.
Caso esteja precisando desse serviço, pode contar com a Fast Translation! E se você ainda não sabe muito sobre essa modalidade de tradução, confira nosso site para saber mais. Vai ser bem útil durante a sua viagem!
É necessário usar a PID para dirigir na França?
Muitas pessoas podem achar que a Permissão Internacional para Dirigir, a PID, é obrigatória, como acontece em muitos países. Não é o caso da França!
Como dissemos anteriormente, apenas a sua CNH apresentada com o passaporte e a tradução juramentada são suficientes para garantir o seu direito de alugar um carro e dirigir pelo país.
Mas se você pretende passar mais que seis meses no país, tenha em mente que a PID será mais que necessária. Isso acontece porque a CNH tem a validade de seis meses, enquanto a PID pode ser utilizada por até três anos a partir do momento em que você entra no país.
Como é o pedágio na França?
Essa é uma questão que pode causar preocupação nas pessoas que pretendem viajar. Primeiramente, é importante lembrar que as estradas na França são ótimas, muito bem pavimentadas e com diversas faixas.
Há dois tipos de estradas na França: as de letra A, que são pedagiadas, e as de letra D, as regionais, não pedagiadas.
O pedágio é cobrado de acordo com os quilômetros rodados. Quando passar o primeiro pedágio, uma máquina vai lhe dar um bilhete, como se fosse no estacionamento de algum shopping. Você deve guardar esse bilhete, pois ele só será utilizado ao deixar a estrada e o valor cobrado dependerá dos quilômetros rodados.
Leia também:
O que um brasileiro precisa para dirigir na Itália?
Como é dirigir na França?
Como dissemos, as estradas da França possuem boa qualidade e espaço. O trânsito é muito intenso dentro das cidades grande como Paris, mas fora delas fica mais tranquilo, como é de se esperar.
Viajar de carro pela França não se difere muito da direção no Brasil: eles dirigem pela direita e as estradas são sinalizadas adequadamente.
O limite de velocidade para dirigir na França é de 130km/h nas autoestradas, 110km/h nas rodovias, nas estradas 90km/h e na cidade o limite é 50km/h.
Não se preocupe com as placas! Você poderá dirigir sem nenhum problema enquanto segui-las, pois são bem parecidas com as do Brasil. De acordo com brasileiros que moram na França, dirigir na França é tranquilo.
Um ponto de atenção muito importante é que a polícia francesa é um pouco rígidana aplicaçãodas leis de trânsito, então, ter tudo que você legalmente precisa para dirigir é importante para não ser multado ou até mesmo preso ao dirigir na França.
Se você for parado, as autoridades vão sempre verificar todos os itens do carro e pedir seus documentos. Um lembrete muito útil é: não beba e dirija! Os limites para o álcool no sangue no país são bem baixos.
Na França, é totalmente ilegal utilizar celulares ao dirigir, mesmo com fone de ouvido. Celulares ou smartphones só podem ser usados no carro de maneira sem fio e pelo Bluetooth.
As leis da utilização do cinto de segurança também são bem severas: se um condutor for pego sem cinto, poderá levar até três pontos na carteira e uma multa de 135 euros.
Se você tem crianças, lembre-se que se ela tiver menos de dez anos, deve estar sentada em um assento especial ou em um reforço especial, apropriadamente aprovado e adaptado ao seu tamanho e peso.
Como é dirigir em Paris?
Alguns dizem que dirigir no trânsito de Paris é loucura, mas quem está acostumado com São Paulo discorda.
O trânsito é muito intenso dentro da cidade, por ela ser turística, mas fora fica mais tranquilo. O aluguel de carros em Paris é simples e fácil de encontrar, e muito proveitoso caso você decida visitar a cidade e os municípios vizinhos como Lyon, Marseille, Toulouse, Nantes, Arles, Nancy, Annecy, Strasbourg, Blois, Brest e Toulon, que são cidades muito bonitas.
Sem falar no sul da França, com as praias de Nice e Mônaco. Além dessas informações, o trânsito de Paris não se difere muito do resto da França.
Não esqueça de usar um GPS para não se perder! Isso pode facilitar muito na sua aventura pelos cantos do país.
Agora que você já sabe como é dirigir na França e quais são os documentos necessários para fazer sua viagem de carro, não perca tempo no planejamento da sua viagem! E se quiser acessar conteúdos relacionados, dê uma olhada no blog da Fast Translation. Fique por dentro desse universo conosco!
Seja o primeiro a comentar!