WES Canadá: passo a passo para reconhecer seu diploma
Antes de viajar para fora do país,é necessário resolver alguns detalhes e burocracias, principalmente se a sua intenção é trabalhar e estudar no Canadá ou nos Estados Unidos.
Para isso você precisa saber o que é a WES e como esse serviço vai facilitar o seu processo de imigração.
WES é a abreviação de World Education Services (Serviços Mundiais de Educação, traduzido do inglês).
É uma organização sem fins lucrativos que realiza avaliações de credenciais acadêmicas para estudantes internacionais e imigrantes que desejam trabalhar ou estudar no Canadá ou nos Estados Unidos.
Em resumo, é um processo de equivalência de diploma que leva em consideração a carga horária, duração e até o tipo de curso, na intenção de saber o que de fato foi cursado e então garantir que a sua formação será reconhecida.
Afinal,quais diplomas são aceitos? Quais os documentos necessários para obter a WES? Como solicitar? Como enviar? Vamos explicar tudo isso na sequência!
O que é a WES Canadá?
Como foi dito acima, a WES é uma organização sem fins lucrativos que avalia as credenciais (ou seja, os diplomas) de quem deseja estudar ou trabalhar em solo norte americano.
Existem outras instituições que realizam esse serviço, porém, por ter um prazo de entrega menor, a WES acaba sendo a preferida da maioria das pessoas.
Esta avaliação —chamada também de equivalência — é obrigatória e faz parte do processo de imigração para o Canadá, ela existe para comprovar se o diploma ou certificado é válido e se ele se adequa às normas, leis, regras e especificações canadenses.
Por exemplo, um curso de 4 anos no Brasil pode equivaler a um curso de 5 anos no Canadá, ou um de 5 anos, a um de 4 anos e assim por diante.
As instituições de ensino necessitam de todos os documentos escolares para que você possa realizar a matrícula, e a empresa que irá te contratar — caso o emprego seja em sua área de formação — também precisa desses documentos escolares, portanto obter a WES é imprescindível para que a estadia em solo norte americano seja a melhor e mais tranquila possível, sem problemas ou burocracias.
Quais diplomas valem no Canadá?
Para a maioria das áreas de atuação profissional, é necessário “apenas” a WES para passar pela etapa de equivalência.
Entretanto algumas profissões precisam de uma validação do diploma, e para isso são necessárias avaliações detalhadas realizadas por órgãos específicos de cada área.
Essas profissões, mesmo em solo brasileiro, possuem Conselhos e Regulamentações específicas da área, como direito, engenharia, saúde etc. Por exemplo, um profissional de medicina que deseja aprimorar seus estudos ou conseguir um emprego no Canadá não irá procurar a WES, mas sim o Medical Council of Canadá. Já um profissional de farmácia deve procurar o Pharmacy Examining Board of Canadá.
Esses dois órgãos possuem a mesma função que a WES, porém com um detalhamento maior e mais nichado.
Documentos exigidos para equivalência de diploma pela WES
Os documentos solicitados para obter a WES e, assim, conseguir a equivalência do diploma são:
- cópia nítida e legível do diploma original;
- cópia nítida e legível do histórico escolar original;
- tradução juramentada dos documentos originais.
Importante deixar claro que os documentos necessários para a emissão da WES devem passar por Tradução Juramentada para serem aceitos. Tanto diploma quanto históricos escolares, conteúdos programáticos e afins só serão aceitos se forem apresentados com suas respectivas traduções.
Tradução Juramentada Wes
Quando um brasileiro viaja para outro país ou quando um estrangeiro viaja para o Brasil, é preciso traduzir todos os documentos usados no país de origem de acordo com as leis, regras e especificações do país de destino. Mas traduções simples não são suficientes, para ter sucesso no processo de imigração é necessário fazer a Tradução Juramentada dos seus documentos.
A Tradução Juramentada é uma das práticas de tradução mais importantes pois auxilia na diplomacia internacional.
Todo tipo de documento deve passar por Tradução Juramentada para ser válido em território internacional, sejam documentos civis, como certidões de casamento, de nascimento e de óbito; documentos pessoais, como carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), registros profissionais (OAB, CRM, CREA etc.) e passaportes; certificados estudantis, como diplomas e histórico escolar; documentos judiciais, como processos e procurações; e documentos financeiros e administrativos, como contratos sociais, estatutos de empresas, licitações e acordos.
Podemos dizer então que a Tradução Juramentada é uma representação do documento em uma determinada língua.
Com ela é possível garantir que o conteúdo do documento original está presente de forma integral em sua tradução, sem qualquer tipo de alteração.
Não é uma simples tradução, ela existe para representar o seu documento em um outro idioma, por vezes sem a presença do documento original.
Em nosso país não há outra forma de se emitir uma tradução oficial ou tradução com valor jurídico, somente a Tradução Juramentada é aceita.
O tradutor juramentado, profissional responsável pela Tradução Juramentada, deve dominar os idiomasde especialidade, e o documento traduzido deve trazer todas as siglas, abreviações e regionalismos de acordo com a gramática, ortografia e outras especificações do idioma de destino. Tudo isso é imprescindível para uma Tradução Juramentada eficiente.
Somente um tradutor juramentado, profissional concursado e nomeado por uma Junta Comercial, está habilitado a fazer uma Tradução Juramentada para uso em diversas situações e aceita por inúmeros órgãos, entidades, consulados, faculdades, empresas públicas/privadas etc.
A FAST Translation tem os melhores tradutores juramentados do mercado. Estamos sempre disponíveis para solucionar seus problemas, auxiliar no seu processo e realizar o melhor serviço possível. Entre em contato conosco:
Telefone/WhatsApp: (11) 94507-8048
Site: traducaojuramentada24h.com/
E-mail: [email protected]
Como solicitara WES?
O processo para dar entrada na WES e obter a equivalência é bem simples e rápido. Recomendamos, porém, que seja feito com antecedência para evitar qualquer problema durante a viagem. O passo a passo é bem simples:
– Criar um perfil no site da WES e selecionar o tipo de permissão desejada (no caso de imigração é o ECA Application for IRCC);
– Realizar o cadastro com todas as informações pessoais solicitadas;
– Anotar o número de referência da WES;
– Pagar as taxas (entre C$200,00 e C$240,00 dólares canadenses, que na conversão atual para o real fica entre R$810,00 e R$972,00); *conversão realizada em 1/3/2022.
– Enviar os documentos.
O site para realizar todo este processo é: https://www.wes.org/ca/eca/. Lembrando que todos os documentos devem passar por Tradução Juramentada em inglês, idioma oficial do Canadá.
Dicas para o envio do envelope pela instituição de ensino
Uma das poucas exigências de todo o processo para obter a WES é referente ao envio dos seus documentos. O histórico escolar deve ser enviado pela instituição de ensino,em um envelope lacrado, assim como assinado e carimbado por um funcionário apropriado.
Solicite na sua instituição de ensino, o diploma e o histórico (juntamente com uma cópia digital para a Tradução Juramentada).
O profissional responsável deve anexar o seu histórico ao formulário disponibilizado pela WES e assinalar a opção “Yes. The applicant’s academic records are attached to this form”, que traduzido para o português significa “Sim, os registros acadêmicos do candidato estão anexados a este formulário”.
O formulário deve estar junto ao histórico escolar original em um envelope timbrado, lacrado, assinadopelofuncionário responsável e com o carimbo oficial da instituiçãosobre o lacre do envelope.
Não esqueça de escrever na parte de fora do envelope o número de referência da WES, obtido durante o cadastro no site.
Depois disso é só enviar o envelope para o endereço abaixo:
WES Reference No. (colocar o seu número de referência)
WES Global Documentation Centre
PO BOX 2008 STN MAIN
Newmarket ON, L3Y0G5
Canada
O prazo para liberação é de aproximadamente 20 dias úteis (contados a partir do recebimento, não do envio).
É possível acompanhar o processo pelo site da WES.
1 Comentário