O que é um diploma chancelado?

O que é um diploma chancelado?

Certamente se você está procurando saber tudo sobre o diploma chancelado você chegou no artigo certo. Normalmente é comum querer saber se seu diploma tem validade fora do país.

Especialmente se você tem planos de exercer sua profissão no exterior. Mas ainda existe pouca informação de os processos que isso pode levar e qual as alternativas.

Também não é comum encontrar informações sobre qual o processo mais fácil, seguro e poderá evitar muitas dores de cabeça no futuro. Por isso, nesse texto eu vou te contar o que é um diploma chancelado, homologado e para que serve um apostilamento.

Além de claro, te falar todo o passo a passo e onde encontrar todo esse serviço. Então, se não quer mais ter dúvidas sobre todo esse processo só continuar lendo!

Diploma chancelado: entenda como conseguir validar seu diploma no exterior

Diploma chancelado entenda como conseguir validar seu diploma no exterior

Pode ser que você já tenha ouvido o termo diploma chancelado e se ainda não ouviu falar pode ser que não saiba o que é, por isso vou te explicar.

Segundo o Dicio, um site com termos do dicionário em português, chancelado significa:

Chancelado vem do verbo chancelar. O mesmo que: aprovado, confirmado, selado.


Então, um diploma chancelado é um diploma aprovado. Normalmente com um selo, um timbre ou um carimbo. Assim, afirmando que aquele documento tem informações importantes e que todas tem comprovação.

Inclusive no Brasil é isso que faz com que seu diploma de ensino obrigatório, graduação ou até mesmo mestrado tenha validade em todo o país.

O que é um diploma homologado?

Agora a homologação do seu diploma chancelado no Brasil é o processo que faz com que ele também tenha validade no exterior. Isto é, a homologação é uma forma de ter a permissão para você conseguir trabalhar na sua profissão de formação no exterior.

Ou seja, o seu diploma tem validade dentro e fora do Brasil. Contudo, um erro comum é confundir a homologação com a convalidação.

A convalidação de um diploma é feita para dar continuidade os seus estudos no exterior. Então nesse ponto você ainda não tem o seu diploma, por isso vai precisar apenas da comprovação do seu período de estudos.

Já a homologação é quando você já se formou e seu diploma já está chancelado. Com isso, você pode trabalhar em outro país.

Por fim, mas não menos importante temos a revalidação de diploma. Esse é um processo feito para o contrário.

Ou seja, quando você possui alguma formação no exterior é preciso que seu diploma seja revalidado. Assim ele terá validade também no território brasileiro.

Essa com certeza, é uma opção que abre portas para quem deseja fazer uma faculdade ou se especializar em alguma profissão. Sendo assim, quando só existe o curso no exterior.

Para após essa formação voltar e trabalhar nessa profissão aqui no país mesmo.

O que é apostilamento de diploma?

Quando o assunto é legalizar um diploma chancelado em países do exterior, sem dúvida, a melhor opção ainda é o apostilamento.

A principal diferença nesse processo é que ele se faz válido em vários países de forma igual.

Atualmente, os países que participam desse processo são os países signatários da Convenção de Haia. Ao todo, essa convenção conta com mais de 100 países, entre eles estão:

  • África do Sul;
  • Alemanha;
  • Argentina;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Chile;
  • China;
  • Dinamarca;
  • Espanha;
  • Estados Unidos da América;
  • França;
  • Irlanda;
  • Israel;
  • Itália;
  • Japão;
  • Portugal etc.

Então, o que é legal nesse procedimento é que como todos esses países têm um acordo todo o processo é mais simples e menos burocrático.

Validade do diploma no exterior

Certamente muitos brasileiros estão buscando oportunidades de um melhor estilo de vida em outros países e geralmente possuem interesse em continuar exercendo sua profissão de formação.

Então para seu diploma chancelado ser válido também no exterior ele precisa passar por duas etapas que são bem parecidas com a revalidação.

Etapa 1: Tradução juramentada

Talvez você não conheça a tradução juramentada. Mas ela nada mais é do que a tradução do seu diploma chancelado para a língua do país que deseja validação.

No entanto, não é um processo simples, pois precisa ser feito precisamente e o recomendado é que seja feito por um profissional que possua a matrícula na junta comercial do estado. Mais conhecido como Tradutor Juramentado.

Etapa 2: Apostila de Haia

Normalmente quem oferece o serviço de tradução juramentada também oferece o serviço de apostilamento.

Mas consiste em solicitar a validação do seu diploma chancelado original, com a tradução juramentada ao órgão responsável pelas transações internacionais do país, junto com todos os documentos pessoais e acadêmicos exigidos.

Apostilar um diploma chancelado

Pode ser que o processo de apostilamento de um diploma chancelado pareça simples. Mas, existem algumas coisas que você precisa saber sobre todo esse procedimento.

Quanto custa?

Primeiramente o valor desse serviço pode variar de acordo com o seu estado e a empresa que vai realizar todo o processo. Certamente alguns processos possuem um preço tabelado como, por exemplo, a tradução juramentada.

Mas como esse não é um procedimento simples, traz ainda outros fatores que podem pesar no bolso de algumas pessoas.

Portanto, sem dúvida, a escolha de onde você fará esse processo pode contribuir para você economizar tempo e uma certa quantia em dinheiro.

Atualmente você consegue fazer o apostilamento do seu diploma chancelado por algum Cartório. No entanto, os preços desses serviços nesses estabelecimentos costumam ser bem maiores do que empresas que focam apenas nesses processos de tradução etc.

Mas tem também as empresas que fazem esse tipo de serviço como a Tradução Juramentada 24 Horas, que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Quanto tempo demora?

Sem dúvida, é bem comum que quem deseja esse serviço de apostilamento precise dele o mais rápido possível. No entanto, em cartórios tradicionais o tempo para esse processo normalmente é de 5 dias úteis podendo ser mais ou menos.

Então na Tradução Juramentada 24 Horas além de você encontrar prazos mais rápidos, você ainda conta com o que melhor se ajusta ao que você precisa. Isso porque, aqui o seu prazo é o nosso prazo, então a sua necessidade vai ser atendida do jeito que você precisa.

Como solicitar?

Por fim, aqui na Tradução Juramentada 24 horas você pode solicitar um orçamento desse serviço através desses canais:

  1. Diretamente no nosso site clicando aqui;
  2. Pelo e-mail: comercial@traducaojuramentada24h.com;
  3. Ou então pelo Telefone/WhatsApp através do número:(11) 9 4507 – 8048.

Sem dúvida, os nossos serviços são de muita qualidade, rapidez e com profissionais que conseguem traduzir seus documentos em muitas línguas, além do inglês e espanhol.

Conclusão

Resumindo, o diploma chancelado é, na verdade, o seu diploma verificado e validado em todo o país. Este é obrigatório para quem deseja seguir na profissão seja dentro ou fora do Brasil.

Então caso você queira uma vida profissional em outro país é ainda mais importante que o seu diploma nacional tenha essa validade. No entanto, devem ser feito alguns processos a mais para que o seu diploma tenha também validade em outros países.

Atualmente existem alguns processos que te contei aqui, a homologação e o apostilamento.

Entre essas opções, então, o apostilamento é o mais rápido, seguro e confiável quando se trata de validação do seu diploma em outros países por muitos motivos.

Com certeza, todas essas etapas podem até mesmo parecer difícil. Mas com o auxílio da empresa de tradução certa tudo fica bem simples. A empresa agiliza o processo de apostilamento para você.

Então caso tenha alguma dúvida sobre esses processos pode deixar nos comentários que vamos ajudar e responder o mais rápido possível.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!