Como estudar na Itália: Guia Completo de vistos, custos e bolsas

Como estudar na Itália: Guia Completo de vistos, custos e bolsas

Estudar na Europa, mais especificamente na Itália, é o desejo de muitos brasileiros que entendem a importância de estudar em uma instituição de ensino de qualidade, além de todos os benefícios de estar num país tão culturalmente rico.

Contudo, muitas dúvidas podem surgir sobre como funciona para um brasileiro estudar na Itália, quais são os custos envolvidos, se é necessário ter um visto de estudante e se é possível estudar com bolsas de estudos por lá. Por isso, preparamos um guia completo para sanar todas as dúvidas em relação a isso. Vamos lá?

Como estudar na Itália?

Se você tem cidadania italiana ou europeia, estudar na Itália é mais simples. Você não precisará passar pelo processo de visto para estudante e pode se inscrever nas universidades facilmente.

Porém, para estudar na Itália como estrangeiro, é necessário obter um visto de estudante italiano. Mas antes de chegar nessa parte, você passará pelo desafio de escolher a universidade e o curso desejado!

As universidades italianas oferecem cursos divididos nas seguintes categorias:

  • Laurea Triennale: equivalente ao diploma de Bacharelado no Brasil, com duração de três anos;
  • Laurea Magistrale a ciclo unico: inclui uma especialização além da Laurea Triennale e dura cinco anos. Exemplos incluem Medicina, Direito e Farmácia;
  • Laurea Magistrale (segundo ciclo): especialização para quem já completou a Laurea Triennale, com duração de dois anos, exigida para determinadas funções;
  • Dottorato di Ricerca ou Scuola di Specializazzione (terceiro ciclo): equivalente à Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado no Brasil.

A graduação (Laurea Triennale) é uma opção cada vez mais buscada por estudantes estrangeiros que querem estudar na Itália. Para internacionalizar as universidades italianas, os processos de admissão estão sendo simplificados para os estudantes que vêm de fora e a oferta de cursos em inglês também aumentou nos últimos anos.

Sem contar que, além dos cursos universitários, existem os chamados “corsi di formazione profissionale”, os cursos profissionalizantes,que podem ser uma ótima opção para quem quer trabalhar em uma profissão que exija esse tipo de qualificação. Na Itália, eles são oferecidos por órgãos do governo e agências privadas.

Escolhendo a universidade

Conhecer as principais faculdades da Itália é uma boa forma de decidir em qual irá ingressar, principalmente em relação ao desenvolvimento em sua área de estudo.

Ao selecionar uma universidade, você deverá considerar alguns aspectos, como:

  • Localização: a cidade onde a universidade está situada;
  • Custo de vida: os custos associados à vida na cidade escolhida;
  • Renome da universidade: algumas universidades são reconhecidas internacionalmente;
  • Qualidade do ensino: avalie a qualidade do ensino oferecido.

Entre as universidades mais prestigiadas do país estão a Universidade de Bolonha, com mais de 200 cursos disponíveis e várias unidades ao redor do país. Fundada em 1088, é muito conhecida e visitada por turistas, além de ser uma das principais escolhas dos estudantes que desejam fazer algum curso na Itália.

A Universidade Politécnica de Milãoé também uma das maiores faculdades da Itália. A instituição técnica e científica oferece cursos que vão desde graduação até mestrado e doutorado.

Outra opção de destaque é a Universidade de Pádua. Fundada em 1222, ela conta com 60 mil alunos matriculados e é considerada precursora em cursos como medicina, filosofia e astronomia.

Entre outras, a Universidade de Roma Sapienza é considerada pelo Center for World University Rankings uma das melhores instituições de ensino superior do mundo.  Fundada em 1303, ela é a mais antiga de Roma. A instituição recebe estudantes italianos e internacionais tanto para cursos de graduação quanto para mestrado e doutorado.

Quanto custa ingressar em uma universidade italiana?

Para estudar na Itália, uma parte importante do planejamento é o valor do investimento. Diferentemente do Brasil, até mesmo as universidades públicas na Itália são pagas.

As taxas anuais, no entanto, variam conforme a declaração de imposto de renda. Para as famílias com rendas mais baixas, as universidades cobram somente o valor de uma taxa anual (que gira em torno de 160 a 180 euros).

No geral, essas taxaspodem variar entre 400 e 4 mil euros nas instituições públicas, enquanto nas privadas podem chegar de 6 mil até 20 mil euros. Como exemplo, a Universidade Sapienza cobra, em 2024, um valor anual de 2.821 a 2.924 euros.

Documentação necessária para ingressar em uma universidade italiana

Após escolher o curso e a universidade, você precisará visitar o site da instituição para verificar os documentos exigidos. Geralmente, são necessários:

  • Histórico escolar do Ensino Fundamental;
  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental;
  • Histórico escolar do Ensino Médio;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para sua pós-graduação, também serão necessários o histórico e o certificado de conclusão da graduação.

Todos os documentos devem ser traduzidos para o italiano e apostilados. A tradução juramentada, a modalidade de tradução indicada para esse caso, pode ser feita com tradutores juramentados ou em agências de tradução, como a Fast Translation, e o apostilamento deve ser realizado em instituições como Tabeliões de Notas e cartórios de registro civil.

Com os documentos e traduções prontos, é necessário agendar uma visita a um dos Consulados Italianos no Brasil para solicitar a Declaração de Valor in Loco, que certifica a autenticidade dos seus títulos brasileiros.

Finalmente, inscreva-se na instituição escolhida durante o período de inscrições, com todos os documentos preparados.

Visto para estudante

A primeira etapa para obter o visto de estudante na Itália é comprovar a matrícula em uma instituição de ensino italiana. Portanto, o pedido de visto deve ser feito após a inscrição em uma universidade na Itália.

Para iniciar o processo, você deve se dirigir ao Consulado Italiano que atende a sua região. É necessário agendar a visita e apresentar a documentação exigida, que inclui:

  • Passaporte válido;
  • Formulário de solicitação de visto;
  • Comprovante de pagamento de uma taxa de 50 euros.

Essa taxa deve ser paga em reais, conforme o valor estipulado pelo Consulado no dia da visita. Depois da visita no órgão, o visto pode ficar pronto após um a três meses, a depender do tipo de visto que você solicitar.

Bolsas de estudos para estudantes brasileiros

Para conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição italiana, você deve preencher alguns requisitos. Algumas instituições oferecem bolsas próprias das universidades, que premiam alunos com notas excepcionais, mas a maioria dos descontos acontece com base na renda familiar do aluno.

O candidato à bolsa de estudos por renda precisa, primeiramente, apresentar o ISEE Universitá, que significa, em italiano, Indicador da Situação Econômica Equivalente. É um documento que calcula a renda obtida por cidadãos italianos e estrangeiros residentes.

Os documentos necessários para obter o ISEE são:

  • Certidão de Nascimento/Passaporte;
  • Declaração de Imposto de Renda brasileira;
  • Registro de patrimônios no país de origem (como escrituras de imóveis ou registros de empresas).

Os documentos devem ser originais, certificados pelos órgãos emissores e precisam passar por tradução juramentada para o italiano.

Além das próprias instituições, o Governo italiano também oferece bolsas por rendaatravés do Ministero dell’Instruzione, Università e Ricerca (MIUR) que oferecem auxílio-moradia, ajuda de custo e isenção de taxas universitárias.

Um dos órgãos governamentais, o Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI), também oferece bolsas muito interessantes, que oferecem 900 euros aos alunos por um período de seis a nove meses.

Sabendo dessas informações, você pode agora analisar todas as possibilidades e escolher a situação que melhor satisfaz os seus objetivos. Não esqueça de se certificar de que está com todos os documentos necessários e ficar atento aos prazos em relação ao visto e inscrições universitárias. Te desejamos uma boa jornada universitária!

Se você tiver alguma dúvida sobre as informações mencionadas acima ou quiser entender melhor como a tradução juramentada pode facilitar seu processo, entre em contato conosco. Você pode nos contatar por e-mail, telefone ou através do botão de WhatsApp. Estamos aqui para te ajudar!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!